quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Funk e mídia: como o estilo é retratado atualmente nas novelas

Lilian Lila
Entre em contato: lilian.neto@live.com

Atriz Carol interpreta a funkeira Solange
 em "Fina Estampa". Foto: Divulgação. 
Vários estilos musicais já foram tratados nas novelas. Em algumas, podemos ver um núcleo direcionado a essa área, por exemplo, na trama "Senhora do Destino" havia personagens voltados à escola de samba, que desfilariam no carnaval; em "O Clone" tinha a dança de salão, onde os personagens se reuniam na gafieira para dançar.


Na atual novela do horário nobre da Globo, a personagem Solange é uma adolescente que tem o sonho de ser cantora de funk. Filha de um pai repressor e agressivo, ela foge diversas vezes para cantar e dançar em um baile. Ele recebe o apoio da mãe, que reconhece que a filha tem talento.

A jovem dança escondido em casa, utilizando roupas curtas e justas e não pensa em estudar para seguir a carreira. A personagem Solange levanta uma série de discussões, desde como o funk é retratado e como ele funciona na vida real.

Mas ter um personagem que gosta de viver no “ambiente funk” não é novidade nas novelas. A personagem Raissa, vivida por Mariana Ximenes, também freqüentava bailes funk, o que desagradava seus pais por considerarem perigoso e por serem de classe lata e considerarem o local inapropriado para uma pessoa da classe social deles.

Diferente de Solange, Raissa já era maior de idade e continuava indo aos bailes, mesmo a contragosto dos pais. Em uma dessas ocasiões, ela acaba caindo em uma armadilha preparada pelo rapaz com quem está saindo: é seqüestrada e seus pais atribuem o crime ao fato dela ter ido ao baile.

Em Fina Estampa, Solange sofre com preconceito do pai

Em “Fina Estampa”, Solange não passa por esse tipo de preconceito por já viver em um ambiente de classe baixa e ser aclamada pelas pessoas que escutam o seu som. Na trama, a personagem enfrenta a posição do pai e foge para cantar no baile. Com o decorrer da trama, o pai acaba aceitando o estilo da filha, percebendo que ela tem talento e decide ser seu empresário, apoiando a jovem a cantar e dançar nos bailes.

Nas duas novelas, o funk é mostrado como algo que não é convencional, mas ao mesmo tempo mostra o preconceito que existe em torno dele e como as pessoas que são retratadas se comportam nesse tipo de ambiente. Mostra também como as pessoas mudam em relação ao estilo funkeiro, perdem o preconceito quando vêem como realmente é o ambiente e começam a entender a realidade funkeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário